Anistia Internacional nomeou Kumi Naidoo como próximo Secretário Geral do movimento global de direitos humanos. A partir de agosto de 2018, Kumi  sucederá Salil Shetty, que desde 2010 atuou como Secretário Geral durante dois mandatos.

“Estamos muito felizes em dar as boas-vindas a Kumi como nosso novo Secretário Geral. Sua visão e paixão por um mundo justo e pacífico o torna um líder de excelência para nosso movimento global, que preza e luta por um mundo em que todas e todos possam desfrutar dos direitos humanos,” disse Mwikali Muthiani, Presidente do Conselho da Anistia Internacional.

O Secretário Geral é o líder e principal porta-voz da Anistia Internacional e Diretor Executivo do Secretariado Internacional. A Anistia Internacional é o maior movimento global de direitos humanos, com presença e escritórios em mais de 70 países, 2,600 funcionários e 7 milhões de membros, voluntários e apoiadores em todo o mundo.

Kumi Naidoo é ativista e líder da sociedade civil reconhecido internacionalmente. Foi Diretor Executivo do Greenpeace, Presidente-Fundador do Chamado Global para Ação contra a Pobreza e Secretário Geral e Diretor Executivo da CIVICUS, a Aliança Mundial para a Participação Cidadã. Atualmente preside três start-ups em seu país natal, a África do Sul: Africans Rising for Justice, Peace and Dignity, Campaign for a Just Energy Future e Global Climate Finance Campaign. Kumi é formado em Direito e Ciências Políticas pela Universidade de KwaZulu-Natal e doutor em Política pela Universidade de Oxford.

“Fui ativista e campaigner durante toda a minha vida, então fico extremamente emocionado em me juntar ao maior movimento de pessoas por direitos humanos do mundo, principalmente em um momento em que temos que responder a ataques cada vez maiores contra a sociedade civil e contra os direitos fundamentais em todo o planeta. Isso significa adaptar-se com urgência, paixão e coragem a um mundo que muda rapidamente,” disse Kumi Naidoo.

“As campanhas da Anistia Internacional sobre justiça e igualdade são mais urgentes do que nunca e eu me sinto emocionado e honrado em dirigir a organização nestes tempos difíceis.”

“O mundo está em um momento emocionante em que pessoas de todo o planeta se mobilizam em grande número para lutar contra injustiças e exigir que líderes de governos e empresas acabem com abusos de direitos humanos. Não me ocorre ninguém melhor do que Kumi Naidoo para cumprir a missão da Anistia Internacional em converter-se em um movimento de pessoas por direitos humanos autenticamente global,” disse Salil Shetty.

“Estou muito feliz em passar o bastão quando, pela primeira vez na história da Anistia, tanto o Secretário Geral quanto a Presidente do Conselho Internacional são africanos.”

O Secretário Geral é nomeado pelo Conselho da Anistia Internacional por um mandato inicial de quatro anos. A nomeação precedeu uma ampla procura global.

Salil Shetty seguirá no cargo até julho de 2018. Kumi não estará disponível para entrevistas com a mídia até que comece o seu mandato em agosto de 2018.