Pelo mundo afora, de Moscou a Washington, milhares de pessoas celebraram na última quinta-feira o 3 o aniversário da crise na Síria – iniciada em 15 de março de 2011 – com vigílias à luz de velas em mais de 40 países, iluminação de locais simbólicos como a Trafagal Square, em Londres -; Memorial Lincoln, em Washington; e a Torre Eiffel, em Paris, além do lançamento de balões inspirados na releitura de Bansky para seu simbólico grafite da ‘menina com o balão vermelho’ levando mensagens de esperança aos sírios.

Vozes sírias juntaram-se a uma coalizão de 115 grupos humanitários e de direitos humanos de 24 países, incluindo a Save the Children [Salvem as Crianças], Oxfam, Anistia Internacional, Hand in Hand for Syria [de mãos dadas pela Síria] e o Comitê Internacional de Resgate, para lançar simultaneamente um pedido de compromisso aos líderes mundiais para fazer deste o último aniversário sangrento. A campanha pede medidas urgentes para garantir ajuda aos sírios necessitados, inclusive civis nas áreas sitiadas, e que os sírios comuns sejam ouvidos e atendidos em negociações de paz.

Justin Forsyth, CEO da Save the Children [Salvem as Crianças], disse: “Durante 3 anos as crianças da Síria têm passado por um sofrimento inaceitável. O impacto desta crise tem sido desastroso. Os médicos com os quais temos trabalhado nos disseram que crianças têm os membros amputados porque não há antibióticos básicos para ferimentos menos graves, e recém-nascidos estão morrendo em incubadoras devido a frequentes cortes de energia. Com um pleno acesso humanitário as crianças feridas e doentes receberiam a assistência médica de que precisam. A resolução das Nações Unidas sobre o acesso precisa ser posta em prática. A vigília de hoje à noite, e vigílias em todo o mundo, são para mostrar ao povo da Síria que nos importamos e que estamos exigindo dos líderes mundiais que tomem medidas para acabar já com esse conflito.”

> Assista ao vídeo da Save the children para falar sobre a situação das crianças na Síria aqui.

O ator Idris Elba explicou que “é importante apoiar e emprestar a minha voz a esta animação impressionante que, ao lado da nova criação de Banksy, faz parte da campanha # WithSyria. A população civil síria continua a pagar o preço mais alto num conflito que já custou milhões de vidas. Vamos apoiar a Síria hoje”.

“Os civis na Síria foram submetidos a inúmeras violações dos direitos humanos ao longo dos últimos três anos, sobretudo no contexto dos atuais cercos armados”, disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional. “A resolução das Nações Unidas sobre acesso humanitário é uma oportunidade para a comunidade internacional exigir o fim dos cercos e que as organizações humanitárias independentes tenham acesso irrestrito. Não se pode perder esta oportunidade.”

> Assista à animação criada especialmente para a campanha aqui. O vídeo têm música exclusiva da banda inglesa Elbow, que autorizou o uso de sua canção “The Blanket of Night” como trilha sonora.