Em 2020, um mero aglomerado de moléculas abalou o mundo inteiro. Menor do que se pode ver a olho nu, um vírus muito local desencadeou com grande rapidez uma pandemia global.

Independentemente do que se venha a provar como sendo sua gênese precisa, o coronavírus (Covid-19) e suas fatalidades em massa evoluíram em parte graças ao nosso ambiente global de desigualdades cada vez mais profundas e mais amplas dentro dos países e entre eles. Essa situação foi muito agravada pelas políticas de austeridade que enfraqueceram as infraestruturas públicas e os sistemas públicos de saúde, e pela arquitetura internacional debilitada em sua forma, função e liderança. Foi também agravada pela pressão de líderes de Estados que demonizam e excluem, afirmando construções arcaicas da soberania do Estado e propagando abordagens negacionistas da ciência, da evidência e das normas universais.

Estes são tempos excepcionais.

Já estamos prontos para enfrentar o desafio que nos apresenta?

Baixe o relatório anual “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo 2020/21″.

O material traz resumos de pesquisas e análises realizadas pela Anistia Internacional e avalia o respeito aos direitos humanos no mundo, inclusive no Brasil. O informe mostra que em nosso país há o aprofundamento de sérias violações e riscos de retrocessos em direitos já conquistados. Nesse contexto, a mobilização por direitos cumpre um papel cada vez mais importante.

Mais informes